quarta-feira, 17 de setembro de 2008

COTIGALHANDO


E viva aos olhos claros e diretos da professora Sarah Passabom!!!


O que é cotigalhar?
É gargalhar e gargalhar

Gargalhar com tristeza a mesmice do cotidiano
É mostrar o que somos apenas “embaixo dos panos”
É dar às caras, virar a bunda e arreganhar os dentes
É brotar nos palcos como uma semente

Os palhaços entram em cena e os normais se incomodam
O espaço do palco é amplo, mas os artistas não se podam
E no meio da platéia eles se intrometem e se acomodam
As cortinas não se fecham, mas as cadeiras nos enxotam

Quando os artistas se enfeitam, a expectativa nos convém
Quando eles representam, percebemos que somos um zé ninguém

São batons, pinturas, roupas e adereços
É meu olhar admirado que nem sempre reconheço
E é o calor do dia-a-dia esquentando a bafurinha
É o efeito estufa estufando a barriga da palhacinha

Shakespeare dizia que a vida é um palco errante
Os convidados sobem ao palco e fazem parte desse instante
Uns servem de espelho, outros de vaso sanitário
Uns dobram os joelhos e quem se esconderia no armário?

São mímicas, mágicas, banho, almoço e calor
São viagens, segredos, curtição e dor de amor
São os gestos implícitos e expressos
Expressões ritmadas num mundo desconexo

São as cenas em que nos encaixamos
Nos deslizes que tanto nos envergonhamos
Somos cachorros famintos e no cio
Somos a coleira de um mundo que está por um fio

A problemática da fome, violência e pecado
Escurecem o palco de um mesmo lado
E fazem da dor de cotovelo e do lenço encatarrado
Apenas um detalhe romântico e ultrapassado

São as faces da sociedade representadas na cara dos alunos
São os pecados capitais tirando os artistas do prumo
É o amanhecer e a insegurança do que está por vir
É o anoitecer, o fim do espetáculo e o público a aplaudir

Cotigalhando os artistas se despedem
Cabeça para cima e para baixo - assim eles agradecem
E aos que saíram do comodismo e foram ao teatro
Os “Cotigalheiros” fazem até uma prece


6 comentários:

Anônimo disse...

Olha!! É pra mim? É pra mim? kkkkkkkkkkkkk

Show de bola, eu fiquei muito agradecido pela parte que me toca nesses versos, rsrs...

Fico feliz por vc ter gostado da nossa obra.

Grande beijo!!!

HBM disse...

Foi uma peça que vc assistiu aí em Cachoeiro? Teatro é tão bom! Também adoro essas coisas Tatá. Engraçada as palavras que vc usou. Vc é doida e linda que eu amo.

Paixão, M. disse...

Bah! Eu ainda não vi essa peça!

Mas pra merecer suas belas letras, deve ser muito boa mesmo :)

(e também porque meu amigo Luiz tá nela, né?)

bjo!!

Anônimo disse...

eu nao li mas peloscomentarios divia tar otima bbjjjjjjjssss re!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ass ;luyla dossantos resende

Anônimo disse...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu te amo bbbbbbbbbjjjjsssssssssss linda vc é linda de mas ass :luyla

Marcelo Grillo disse...

Shakespeare...?
This is a question: to be or not to be?
Cotigalhar...?
Esta é outra questão: rir ou não rir?
Marcelo...?
Ator, bobo da corte, palhaço...
É assim a vida: é isso o que faço:
Fingir alegria, sonhar com o amor,
Rir do azar, da dor, da sorte,
Representar sempre com ardor,
Cair do palco, misturar-me à platéia,
Virar lobo, juntar-me à alcatéia,
E uivar para a lua, sem ligar pra morte.